Capacete de Segurança: Modelos, Acessórios e Aplicações

A utilização do capacete de segurança tem o objetivo de proteger a cabeça do trabalhador contra impactos devido às quedas ou batidas de objetos. O capacete adequado também pode proteger contra choques elétricos, raios solares, chuvas e queimaduras, por exemplo.

O capacete de segurança faz parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que são utilizados em situações onde existem riscos à segurança e saúde do trabalhador. Os EPIs são regulamentados pela norma técnica NR 6, que determina padrões de segurança a serem seguidos. A norma NBR – 8221 também é uma norma destinada ao capacete de segurança e que possui alguns testes, especificações e método de ensaio que garantem a segurança.

Modelos de Capacete de Segurança:

Capacete tipo I – Capacete com aba total. A aba total é uma extensão do casco (parte rígida do capacete) que se prolonga para fora, ao longo de todo o seu perímetro.

Capacete com Aba Total
Capacete com Aba Total

Capacete tipo II – Capacete com aba frontal. A aba frontal é uma extensão do casco que se prolonga para frente, acima dos olhos.

Capacete com Aba Frontal
Capacete com Aba Frontal

Capacete tipo III – Capacete sem aba. O capacete sem aba é constituído apenas pela copa (parte superior do casco) do capacete.

Capacete sem Aba
Capacete sem Aba

Classificações dos capacetes:

Capacete classe A – Capacete para uso geral, exceto em trabalhos com energia elétrica. O capacete classe A engloba todas as exigências necessárias para segurança do trabalhador. Porém, este capacete de segurança não possui os critérios e qualidades necessários para a proteção contra choques elétricos. Portanto, não é indicado o seu uso para trabalhos que envolvam energia elétrica.

Capacete classe B – O capacete classe B possui uma composição e fabricação diferentes do capacete classe A. Este modelo de capacete é produzido de maneira diferente para oferecer alta resistência dielétrica e proteger contra choques elétricos. Apesar de ser produzido de modo diferente, o capacete de segurança classe B continua protegendo contra os mesmos riscos que o capacete de segurança classe A protege.

Acessórios mais importantes:

Carneira e Suspensão – A suspensão é uma armação interna do capacete, constituída pela carneira, que a parte da suspensão que circunda a cabeça, e a coroa; que é o conjunto de tiras ou outros dispositivos que, sobre a cabeça, destina-se à absorção e distribuição de impactos.

Capacete com Carneira e Suspensão
Capacete com Carneira e Suspensão
Carneira e Suspensão
Carneira e Suspensão

Jugular – A jugular é uma fita ou tira ajustável que passa por baixo do queixo e prende o capacete de segurança, evitando que caia quando o trabalhador fizer movimentos bruscos.

Capacete com Jugular
Capacete com Jugular

De acordo com o modelo do capacete de segurança, é possível utilizar outros acessórios, como adaptadores, abafadores e protetores faciais.

Significado das cores do capacete para construção civil

As cores do capacete de segurança para a construção civil servem para identificar cada trabalhador de acordo com a função que exercem, mas não existe uma regra ou padrão estabelecido por nenhuma norma ou órgão regulamentador, ou seja, cada empresa pode optar por suas cores.

Branco/Cinza:

  • Engenheiros;
  • Estagiários;
  • Técnicos;
  • Mestres de Obras;
  • Encarregados em geral.

Azul

  • Pedreiros de Obras

Vermelho

  • Bombeiros

Laranja

  • Eletricistas

Marrom

  • Carpinteiros

Preto

  • Operadores de Máquinas

Amarelo

  • Visitantes

Veja mais Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) na Hitocom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *