Conheça a Origem e Importância do Dia Nacional do Aço

O Dia Nacional do Aço relembra a importância desse setor para a indústria brasileira

Dia Nacional do Aço
Fonte: Instituto Aço Brasil

O Dia Nacional do Aço é comemorado no dia 9 de abril, em homenagem a criação da Companhia Siderúrgica Nacional. A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), fundada no dia 9 de abril de 1941, foi um passo importante para o processo de industrialização do Brasil e viabilizou a implantação das primeiras indústrias no país.

História do aço no Brasil

A criação da Companhia Siderúrgica Nacional foi um dos primeiros e mais importantes marcos para a indústria do aço no Brasil. A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) foi fundada através de um decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.

Durante as décadas de 1950 e 1960, a produção teve um salto em sua produção, expandindo ainda mais esse setor. Nos anos de 1970, o principal objetivo foi ampliar a capacidade de produção, substituir e reduzir as importações, que até então correspondiam à 40% do mercado.

Na década de 1980, a exportação brasileira de saltou de 11,6% para 43% da produção. Na década de 1990, as principais siderúrgicas do país foram privatizadas. Essas empresas correspondiam a quase 70% da produção nacional na época.

Nos anos 2000, as empresas do setor se consolidaram e aumentaram sua escala de produção. Atualmente, o Brasil está entre os dez maiores produtores de aço bruto no mundo. Entre as principais siderúrgicas brasileiras, estão Arcelor Mittal, Usiminas, CSN, Gerdau.

A importância do aço no nosso dia a dia

Dia Nacional do Aço
Fonte: Instituto Aço Brasil

Constituído por ferro e carbono, o aço é uma liga metálica essencial para a indústria. Este material pode ser aplicado em diversos setores da economia, como no setor automotivo, no de transportes, na aviação, entre outros. O aço é tão essencial em nosso dia a dia, que está presente até mesmo em áreas onde não imaginamos.

Na agricultura, por exemplo, esse material está nas máquinas utilizadas em todo o processo de produção dos alimentos. A construção civil também é um setor onde está muito presente, ele é utilizado na construção de residências, pontes, rodovias, entre outras áreas de infraestrutura.

No uso doméstico também é possível ver a presença do aço, ele é matéria-prima de eletrodomésticos, como fogões e geladeiras, eletroeletrônicos, utensílios domésticos e até mesmo celulares. Assim, pode-se ver como o aço é importante, não só na indústria em geral, mas também no dia a dia de toda a população.

 

Veja também: Alergia às Luvas de Látex? Conheça Algumas Recomendações

Visite nossa loja online!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *