EPI para Soldador: Saiba Quais São os Principais!

Conheça a função de cada EPI para Soldador e a sua importância

EPI para Soldador
O EPI para soldador protege o colaborador contra os riscos da função.

A profissão de soldador traz muitos riscos ao trabalhador, por isso o EPI para soldador é item obrigatório para os funcionários que atuam nessa área. O soldador trabalha com estruturas metálicas nas indústrias e na construção civil. Sua função corresponde à solda e ao corte de metais e compósitos.

Durante a rotina de trabalho, o soldador precisa se expor a situações que podem oferecer riscos.  E tendo que lidar com agentes prejudiciais à saúde como estilhaços, calor e ruídos, o colaborador precisa utilizar EPI para soldador, que protege de perigos específicos da profissão.

Máscara de solda

A máscara de solda é um dos principais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e mais conhecido desse segmento. As máscaras protegem os olhos e o rosto do soldador contra possíveis queimaduras e agentes abrasivos. Entre os tipos de máscaras disponíveis, há os modelos manuais e os automáticos.

A máscara de solda automática possui uma lente mais clara, mas que escurece automaticamente ao ser utilizada sob luzes diferentes. Enquanto que a máscara manual é indicada para algumas atividades específicas, levando em conta a luminosidade do local onde ocorre a solda.

Máscara de proteção respiratória

A máscara de proteção respiratória impede a inalação de partículas metálicas, que podem estar suspensas no ar do local de trabalho. Esse modelo de máscara projete o sistema respiratório do soldador e por isso, se torna um dos EPIs mais importantes para esse segmento, ainda mais em ambientes fechados.

Luva de segurança

Entre as luvas de segurança disponíveis, existe a luva vaqueta e as luvas de raspas, que foram desenvolvidas para proteger as mãos do soldador contra queimaduras, provocadas pelas fagulhas da solda e o contato com abrasivos.

Luvas resistentes à cortes também podem ser indicadas em determinadas situações. Assim como, a luva especial tricotada com fio térmico ou com camadas de couro e forro especial, ideais para proteger em situações de altas temperaturas.

Óculos de proteção

Os óculos de proteção devem ser utilizados durante as atividades de solda e protegem os olhos do funcionário contra o contato de partículas, fragmentos e fagulhas. Além disso, esse EPI protege contra a luminosidade excessiva. Os óculos de proteção também podem ser manuais ou automáticos (quando se adaptam a luminosidade).

Protetor auricular

O funcionário que trabalha com a solda também precisa proteger a audição, devido aos ruídos emitidos pelos equipamentos utilizados. Para essa função existe o protetor auricular, que minimiza o som do ambiente. Existe uma variedade de modelos que podem ser encontrados no mercado.

Avental

Entre os EPIs indicados para o trabalho de solda, está o avental de raspa que protege a região do tronco do colaborador. O avental é indicado para a proteção contra respingos, agentes cortantes e escoriantes. Além de oferecer a proteção necessária contra abrasivos, o avental para soldador também tem que ser confortável e permitir mobilidade ao trabalhador.

Touca

A touca para soldador, comumente chamada de touca árabe, protege a parte superior, lateral e de trás da cabeça, além dos cabelos e as orelhas do operador da solda, impedindo que fagulhas e fragmentos entrem contato com essas áreas.  Este EPI também possui proteção antichamas e ainda protege contra a exposição ao Sol.

Perneiras

A perneira protege os membros inferiores do soldador contra agentes abrasivos, escoriantes e térmicos. Estes equipamentos, normalmente, são confeccionados em raspa e possuem velcro ou fivelas metálicas, utilizados para prender a perneira na perna e calçado do funcionário.

Calçado de segurança

O calçado de segurança é indicado para proteger o soldador contra quedas, objetos cortantes, agentes abrasivos e impactos de materiais pesados ou perfurantes. Esse EPI para soldador também proporciona mais estabilidade ao funcionário que opera a solda.

É importante lembrar que outros EPIs também podem ser indicados para essa função, de acordo com o ambiente de trabalho no qual o colaborador está exposto.

Gostou do nosso post? Veja também: Conheça a Origem e Importância do Dia Nacional do Aço

Visite nossa loja online!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *