Luvas de Segurança

Você sabe como identificar a norma técnica em uma luva de segurança?

Os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) são necessários para garantir a segurança dos trabalhadores quando os procedimentos não são suficientes contra os riscos presentes no ambiente de trabalho. Entre os itens de segurança que compõem os EPIs estão as luvas de segurança.

As luvas de segurança estão disponíveis no mercado em diversos modelos, se diversificando de acordo com a necessidade e exigências de cada área de ocupação, atendendo trabalhos profissionais e domésticos. Por fornecerem proteção às mãos, áreas do corpo bem suscetíveis aos acidentes de trabalho, as luvas de seguranças ganham uma importância imprescindível e passam por rígidas regulamentações.

Conforme a norma regulamentadora NR 6, todos os EPIs devem possuir o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo Ministério de Trabalho e com as luvas de segurança não é diferente. Este certificado fornece ao EPI a garantia de qualidade e segurança, e valida a proteção que o equipamento fornece.

Para cada tipo e modelo de luva existem normas específicas que são identificadas de acordo com as suas características.

Norma EN 420 – contra Exigências Gerais.

Esta norma define requisitos gerais para as luvas de segurança. Entre estas exigências está a identificação do fabricante, informações acerca da composição, embalagem, manutenção, preservação e tamanhos disponíveis das luvas de segurança.

Norma EN 388 – contra Riscos Mecânicos.

Esta norma regulamenta luvas de segurança utilizadas em ambientes que oferecem riscos mecânicos ao trabalhador. Este modelo de luva oferece resistência à abrasão, cortes, rasgos e perfurações. Cada um desses itens possui classificações do nível de desempenho. Esses níveis são indicados por algarismos e estas classificações são representadas por pictogramas impressos nas luvas de segurança, ou presentes em suas etiquetas internas. Cada item de proteção: abrasão, cortes, rasgos e perfurações são representados no pictograma nessa ordem, respectivamente.

Após a atualização da norma EN 388:2016, foi acrescentado um novo ensaio de corte (TDM 100) em que é utilizado outro teste que comprove a resistência da luva. Agora o pictograma da luva de proteção possui os itens de proteção a corte (Coup Test), que já havia antes da mudança, e o corte (TDM 100). Além desse novo item, a proteção contra impactos também foi acrescentada em luvas de proteção de riscos mecânicos. E esta proteção também é impressa no pictograma da luva.

Norma EN 374 – contra Riscos Químicos e/ou Microrganismos.

Esta norma determina requisitos para luvas de segurança utilizadas para proteger o funcionário do contato de agentes químicos e/ou microrganismos. Este modelo de luva é classificado de acordo com o tempo de permeação do produto, ou seja, por quanto tempo a luva de segurança resiste ao contato com o agente. Além do tempo de permeação, os pictogramas gravados na luva podem trazer a classificação da quantidade e tipos de produtos que a luva de segurança oferece resistência.

Norma EN 511 – contra o Frio.

Esta norma regulamenta as luvas de segurança utilizadas para proteger o trabalhador da exposição e/ou contato com frio. Esse modelo de luva também deve possuir impermeabilização à água. E é classificado de acordo com a sua resistência ao frio por convecção, resistência ao frio de contato e a penetração da água.

Todos os modelos de luva possuem diversas classificações e níveis de proteção representados por pictogramas gravados nas luvas de segurança ou em sua etiqueta interna. De acordo com cada especificação e segmento onde a luva de segurança se enquadra, existem diversos tipos de pictograma.

Quer saber mais sobre as classificações de cada norma técnica e seus pictogramas? Acesse e veja mais em Volk do Brasil, nossa parceira e uma das maiores fabricantes do mercado.

Luva de Segurança
Pictogramas de Luvas de Segurança

Veja alguns modelos da Volk na loja virtual da Hitocom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *