Respirador Semifacial

Respiradores Semifaciais com 1 e 2 vias e os principais filtros de utilização

O respirador semifacial é utilizado para a proteção respiratória, quando o trabalhador precisa permanecer em um local onde há contaminantes que podem ser inalados. Para fornecer a proteção, o respirador conta com filtros, que impedem a passagem dessas substâncias.

Entre os modelos existentes de respiradores semifaciais, há respiradores com uma ou duas vias.

O respirador semifacial de uma via, possui uma entrada para encaixe do filtro químico e nas laterais tem as válvulas de exalação, o respirador de duas vias possui dois encaixes para filtros químicos e na parte central uma válvula de exalação. As válvulas de exalação possuem um dispositivo que atuam com uma cobertura (tampa).

A válvula de exalação é importante para o respirador, pois permite a saída do ar quente e úmido, tornando mais confortável a utilização proporcionando uma respiração mais agradável e também uma maior vida útil ao filtro químico.

Filtros utilizados no respirador

Filtros Químicos

Com o objetivo de proteger o usuário, são utilizados filtros nos respiradores semifaciais para impedir que as substâncias prejudiciais entrem em contato com as áreas mucosas e vias aéreas da pessoa. Para cada tipo de vapor, gás ou material existe um tipo de filtro apropriado.

Exemplo de um filtro químico
Exemplo de um filtro químico

Filtros GMA (VO) – Vapores Orgânicos

Os vapores orgânicos contêm nas suas moléculas, no mínimo, átomos de carbono, hidrogênio. Como por exemplo, o álcool etílico, acetato de butila, éter etílico e benzeno. Para proteger as vias aéreas, o trabalhador deve utilizar filtros do tipo GMA, que são apropriados para filtrar vapores orgânicos.

Filtros GMB (GA) – Gases Ácidos

Os gases ácidos são formados por substâncias que ao se dissolverem na água, formam os ácidos, fazendo com que o seu pH fique menor que 7. O cloro, ácido nítrico, ácido fosfórico e óxidos nitrosos, são alguns exemplos de substâncias ácidas. Os filtros indicados para esse tipo de substância são os do tipo GMB, que impedem a inalação desses gases.

Filtros GMC (VO/GA) – Vapores orgânicos e gases ácidos

Os filtros do tipo GMC são apropriados para a proteção tanto contra vapores orgânicos, como também contra gases ácidos. Como por exemplo: ácido tricloroacético, ácido 2-cloropropiônico.

Filtros GMD (Amônia e Metilamina)

A amônia e metilamina são substâncias com caráter alcalino, ou seja, ao se dissolverem na água, seu pH fica maior que 7. Para proteger o trabalhador que irá usar o respirador, deve-se utilizar filtros GMD, que são indicados para substâncias como essas.

Filtros Mecânicos

Os filtros mecânicos são classificados em P1(s), para proteção contra poeiras e/ou névoas, e P2(s) que além da proteção citada, também é indicado para proteger o usuário contra fumos metálicos.

É considerada poeira, o material sólido quebrado, moído ou triturado, e que possui partículas suspensas no ar. Enquanto que a névoa se forma através de partículas líquidas suspensas, e pode se formar através de processos como pulverização, nebulização ou borbulhamento.

Já os fumos metálicos se formam quando um metal é fundido, vaporizado e se resfria rapidamente, criando partículas suspensas. Por isso, é importante o uso do modelo correto de respirador semifacial com filtro mecânico, para que a segurança do trabalhador seja garantida.

Filtro Mecânico
Filtro Mecânico

Tampa do Filtro Mecânico

A tampa do filtro mecânico serve exatamente para fixar o filtro mecânico sobre o filtro químico.

Modelo de tampa para filtro mecânico
Modelo de tampa para filtro mecânico

Respiradores semifaciais e filtros na Hitocom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *